O segundo idioma é aquele que você aprende mesmo não sendo sua língua materna. Inglês, espanhol, francês, alemão, chinês, árabe. Seja qual for, ele agrega à formação acadêmica de qualquer estudante e, posteriormente, enriquece seu currículo. Queremos convidá-lo a pensar lá na frente e começar a aprender desde já.
O primeiro passo consiste em escolher o idioma, claro. Para essa escolha, se embase em critérios como interesse pessoal e necessidade. Por exemplo, se você deseja aprender para fins profissionais, observe a demanda do mercado. Os possíveis contratantes de sua futura profissão buscam profissionais fluentes em qual língua? Ou então, se você quer aprender a fim de fazer voluntariado em algum país, pesquise como os nativos do seu destino se comunicam.
Caso você ainda não tenha se convencido sobre a importância de aprender um segundo idioma, principalmente no que tange a carreira profissional, lá vai uma estatística: de acordo com a 59ª Pesquisa Salarial da Catho, a fluência em outra língua para além do português aumenta em 112% a possibilidade de uma boa remuneração. O inglês dispara entre as exigências do mercado.
Enquanto o tempo passa, o segundo idioma deixa de ser diferencial para ser necessidade. Então, use a energia e o tempo da sua juventude para aprender. Estamos sempre interessados em seu desenvolvimento e, por isso, listamos algumas dicas para quem está nessa empreitada de aprendizagem:
1- Consuma produtos no idioma que você deseja aprender
Já que você passa boa parte de seu tempo consumindo conteúdos audiovisuais, por que não usá-los para aprender? Coloque uma música com a letra em inglês para tocar em seu fone de ouvido. Suspenda a dublagem deixando a série com o áudio original em espanhol e, nesse caso, use as legendas como apoio. Aventure-se pelo cinema francês e por aí vai. Essa dica vale principalmente para treinar a escuta e se acostumar com o sotaque dos nativos.
2- Faça amizades interculturais
Por mais que você escute o segundo idioma com frequência, você só será fluente caso consiga se expressar falando. E como aprender a falar? Praticando! Aproveite o advento das redes sociais para fazer amigos de outros países ou até de outros continentes.
3- Leia
A leitura sempre expande o conhecimento. Definitivamente não há contraindicações. Para quem deseja aprender o segundo idioma, ela se revela como uma poderosa aliada, sobretudo no que diz respeito ao enriquecimento de vocabulário. Ao ler, você aprenderá palavras novas e, para descobrir o significado delas, tenha um dicionário em mãos ou faça uma pesquisa rápida na internet.
4-Se for possível dentro de sua realidade, faça um intercâmbio
Todas as dicas listadas acima podem ser praticadas dentro de sua própria casa. No entanto, nenhuma delas entrega a profundidade e a velocidade de uma aprendizagem no país do próprio idioma. Considere fazer um intercâmbio. Você estará imerso na cultura, no convívio e na comunicação. Essa experiência aprofunda sua fluência como nenhuma outra.
Intercâmbio na Educação Adventista
Aliás, por falar nisso, você sabia que a Rede Adventista tem escolas em outros países e realiza programas de intercâmbio? Conte com a universalidade do nosso sistema e aproveite essa oportunidade de ser fluente.