Todo mundo sabe que é uma delícia ouvir música. Seja em alto e bom som passeando pelos cômodos da casa para a família inteira ouvir, ou no fone de ouvido para ser um momento só seu. Mas você sabia que, além de ser uma delícia, ela favorece o desenvolvimento intelectual? Sobretudo quando a praticamos cantando ou tocando algum instrumento.
A música certamente já faz parte da sua vida, mas a sugestão é que este relacionamento avance para além do status de ouvinte. Já pensou em tocar ou cantar? Essas práticas podem ajudar inclusive na performance escolar. Confira:
1. Aumenta a concentração
Você tem dificuldade de prestar atenção na aula? Fica olhando para o professor, mas pensando no almoço, na menina que você gosta, na “morte da bezerra”? A concentração importa para a assimilação de conteúdos e a música pode te ajudar com isso, porque ela aciona áreas do cérebro responsáveis por isso.
2. Estimula a disciplina
Ninguém nasce sabendo tocar um instrumento e, para aprender, precisa de prática que, por sua vez, demanda disciplina. Para aprender a tocar algo é preciso dedicação e constante exercício.. A disciplina desenvolvida na música pode ser aplicada em outras áreas, inclusive nos estudos.
3. Desenvolve competências
Competências motoras, visuais e auditivas são desenvolvidas também a partir do momento que alguém se dispõe a aprender música. Ela apura os sentidos e, dessa forma, favorece o raciocínio.
4. Amplia a bagagem
Aprender algo novo enriquece. Por isso, além de todos os benefícios citados acima, a música se agrega ao seu repertório de conhecimento como mais uma área de domínio. Se quiser, ela pode até se transformar numa carreira.