Alguns acham que a criatividade nasce com as pessoas. Ou se nasce criativo, ou não. Outros acreditam que ela pode ser desenvolvida. A Educação Adventista prefere encará-la como um músculo que se desenvolve à medida em que o submetem ao esforço e, portanto, confira algumas dicas para incentivar este exercício.
A criatividade se manifesta em várias áreas e você pode escolher uma que seja de seu interesse e sua afinidade para manifestá-la. Você pode ser criativo ao escrever uma letra de música ou ao fazer um desenho, uma pintura, uma ilustração. Também dá para ser criativo montando uma apresentação de slides divertida para um trabalho da escola ou decorando seu quarto.
Não importa onde ou como, apenas comece a criar coisas em sua área de interesse, isto ajuda, e muito, a desenvolver habilidades criativas. Seus benefícios na vida vão desde o estímulo ao cérebro até a posição de destaque na escola, no trabalho, na igreja. Pessoas criativas atraem experiências e oportunidades. Se você quer ser uma delas, acompanhe:
1. Inspire-se
A inspiração precede a criação. Fica muito mais fácil escrever uma poesia após escutar uma música que sensibiliza. A pintura flui com mais facilidade sobre o papel se antes o artista contemplar as cores da natureza. Uma arte leva à outra, portanto crie um repertório de referências para se inspirar quando a mente parecer infértil e incapaz de criar algo.
2. Nunca pare de tentar
Já fez o rascunho de um desenho e desgostou do resultado? Já inventou uma receita nova e ela nem ficou tão saborosa assim? De tentativa em tentativa, você chegará a um resultado que te agrada. A criatividade se aperfeiçoa com a prática e não se pode parar se a primeira tentativa dá errado. Treine seus traços até o desenho sair perfeito. Cozinhe até acertar o ponto.
3. Relaxe
A arte não acontece para quem está tenso. Você precisa relaxar e se desligar das preocupações para que a criatividade flua dentro da sua mente. Pare de pensar um pouco naquela prova de matemática que está tirando sua noite de sono ou na final da Libertadores. Relaxe para criar!
Uma escola criativa
A criatividade chama e a Educação Adventista deseja ser porta-voz desse chamado. Queremos estudantes criativos ocupando nossas carteiras porque acreditamos que a experiência de ensino e aprendizagem se torna muito mais palatável quando há mentes férteis envolvidas no processo.